El Imaginario, imaginación y narrativas: esbozo para una teoría de las imágenes
Autor | Osvando José de Morais |
Cargo | Universidade Estadual Paulista « Júlio de Mesquita Filho» 'UNESP' (Brasil) |
Páginas | 1-14 |
1
Estudios sobre imágenes en el nuevo ecosistema mediático
issn: 1856-9536
Doi: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.8296
Volumen 13, Número 2 / Julio-diciembre 2020
Versión pdf para imprimir desde
http://revistas.urosario.edu.co/index.php/disertaciones
ENSAYOS
DISERTACIONES
Para citar este artigo: De Morais, O. J. (2020). O Imaginário, imaginação e narrativas: esboço para uma teoria
das imagens. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, 13(2), 1-14. https://doi.
org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.8296
O IMAGINÁRIO, IMAGINAÇÃO E NARRATIVAS:
ESBOÇO PARA UMA TEORIA DAS IMAGENS
El Imaginario, imaginación y narrativas: esbozo para una teoría de las imágenes
Imagery, Imagination, and Narratives: Dra for a Theory of Image
Osvando José de Morais, Universidade Estadual Paulista « Júlio de Mesquita Filho »
—unesp— (Brasil)
osvando.j.morais@unesp.br
Recebido: 29 de setembro de 2019
Aprovado: 01 de fevereiro de 2020
Data de pré-publicação: 7 de julho de 2020
RESUMO
Propomos reetir ensaisticamente sobre imagens no século XXi e analisa-las a partir das propostas de Italo
Calvino para este século, concebidas por ele nos anos 1980 como seis grandezas ou qualidades essenciais às
narrativas em seus vários sentidos, mas fundamentais para entender o audiovisual nos ‘media’ atuais. Enfati-
zamos neste trabalho que discutir e analisar estas especicidades presentes na obra do autor italiano e mais
ainda fundamenta-las nos conceitos de Imagem, Imaginação e Imaginário de Jean-Paul Sartre adquire uma
dimensão especial que já se constitui metodologicamente como pesquisa teórica, cujo resultado forma uma
base sólida e fundamental para a construção e criação de narrativas aplicadas às imagens portadoras de histó-
rias, adaptáveis a quaisquer suportes. Como resultado imediato neste artigo, constatou-se que o conceito de
imagem como consciência de alguma experiência, objeto central das reexões de Sartre, dialoga e completa
losocamente as grandezas narrativas e literárias de Calvino. Finalmente, constatamos que as teorias e con-
ceitos de Calvino e Sartre subsidiam de maneira ampla os estudos aplicados à produção e criação dos textos
Para continuar leyendo
Solicita tu prueba